top of page

Qualidade da água segue dentro dos padrões de potabilidade

  • Foto do escritor: Plantão Assessoria
    Plantão Assessoria
  • 20 de abr. de 2020
  • 1 min de leitura

A Tubarão Saneamento, empresa que disponibiliza água para distribuição no município de Capivari de Baixo, informa que apesar da influência de maré (cunha salina) no Rio Tubarão, a água tratada pela Concessionária continua dentro dos padrões de potabilidade exigidos pelo Ministério da Saúde, que asseguram a qualidade da água distribuída no município de Tubarão.


A presença de "cunha salina" ocorre a partir da redução da vazão de um rio, normalmente em épocas de estiagem ou demais fenômenos meteorológicos. Com isso, o equilíbrio de forças entre o rio e o oceano é afetado, permitindo o avanço da maré e a presença de água salgada ao longo de um rio. Outros fatores como exploração indiscriminada e não planejada do aquífero, mudanças no uso do solo e variações climáticas, podem contribuir para esse fenômeno.


Na manhã desta segunda-feira (20), algumas unidades consumidoras informaram à Tubarão Saneamento, pelos canais de atendimento ao cliente, haver desligamentos involuntários de chuveiros e torneiras, supondo que o fato seria ocasionado pela água tratada. Embora não tenha relação com a qualidade da água, a Concessionária relata que a situação pode ocorrer pelo aumento de condutividade de energia elétrica por meio da água salinizada, por conta do fenômeno acima mencionado.


Técnicos da Concessionária foram a campo coletar amostras de água, em pontos estratégicos do Rio Tubarão, e seguem acompanhando as características da água bruta, para garantir a qualidade do tratamento e abastecimento. A Tubarão Saneamento, embora não tenha como interferir nos fenômenos que influenciam no aumento da salinidade da água, como a estiagem ou o avanço da maré, está avaliando as possibilidades para mitigar os efeitos deste cenário atípico.

 
 
 

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page